Friday, May 25, 2007

Mais uma escola que fecha

Foi em Abril que fechou mais uma escola do concelho, a de Vila Nova de São Pedro. Depois do fecho da escola da Arrifana, Vale de Judeus e Maçussa.
No site institucional, a Câmara justufica-se:
"De acordo com as decisões tomadas pelo Ministério da Educação, todas as escolas com menos de 10 alunos serão encerradas, à semelhança do que já aconteceu no nosso Concelho em Arrifana, Vale dos Judeus e Maçussa, não tendo a Câmara margem de manobra para evitar essa situação".
É uma situação triste, mas leva-nos a pensar noutras coisas: primeiro, se qualidade do ensino em escolas pequenas (como era o caso da arrifana, onde vários anos se cruzavam na mesma sala de aulas e tinham a mesma professora) pode ser garantida. Julgo que não. Por outro lado, ir para outras escolas maiores ajuda a abrir horizontes a alunos e aos seus pais. Só acho é que abrir horizontes aos 6 anos é muito cedo... Mas o que acham os ex-alunos da escola da Arrifana? Tiveram ou não tiveram uma boa educação lá?
Finalmente, mais um fecho de escola leva-me a pensar no que se virá a fazer do património imobiliário. No caso da Arrifana, por exemplo, o edifício está lá e, julgo eu, podia ter outro tipo de utilização. Deixo aqui a minha 'proposta': um centro de dia. Para crianças (com atl, por exemplo) e idosos. Tem todas as condições. Só fala alguém que se mexa por aquela terra!! Arre!!

7 comments:

Anonymous said...

Concordo e esse projecto já foi apresentado na Câmara, mas lamentavelmente foi recusado, por falta de verbas.
Acontece que o nosso Concelho não está preparado para receber propostas inteligentes e geograficamente seria uma boa escolha. Mas enfim nem sempre o que se pensa fazer, não se consegue realizar. Talvez um dia quando me sair o Euromilhões.
até sofia.

aniri said...

Não digas isso, moça! As verbas faltam agfora, mas podem sobrar depois! Talvez não se tenha ido ao sítio certo! Mas quem apresentou esse projecto?

Anonymous said...

Eu também concordo com esse projecto, mas não pode ser divulgado a todas as pessoas da Arrifana pois há algumas pessoas a viver disso, assim esse projecto se for realizado vai interferir no negócio delas.
Beijinhos

deepsnoozergirl said...

POr acaso tb ja xeguei a ouvir nisso de fz um centro de dia, o k axo mt bem. Mas pa arrifana nc a verbas.

aniri said...

Sim, há pessoas que vivem disso e ainda bem - se não houvesse ninguém para cuidar dos velhotes, como seria? Mas, sonceramente, eu não qier ver as nossas tias/tios e pais, daqui a uns anos, enfiados em casas particulares dessa forma. Por isso é que somos nós, a nossa geração, que tem de lutar por um sítio onde possa haver algum acompanhamento. Não estou a defender um lar, mas sim um centro de dia, onde haja actividades, cursos, workshops, que organize passeios e actividades culturais, que tenha uma carrinha para levar as pessoas ao hospital de for preciso, que faça almoço e ajude no que for necessário.
Quanto a verbas, se outras terras conseguiram, pq é que não havemos de ser capazes? A população tem é de se juntar nesse sentido e não desistir à primeira dificuldade (como, aliás, é normal por lá). A partir desse momento, tudo é possível. Tenho dito!

Anonymous said...

Centro de dia é uma óptima ideia. Mas terá que ser feito uma entrada e saída para viaturas, parque para as mesmas, uma cozinha, refeitório, sala de lazeres ou de estar, sanitários adequados para dois sexos, recepção, dispensa alimentar e outra de roupas ,lavandaria, sala de arrumações (material de limpeza, etc.). Mesmo fazendo mais um anexo, no terreno será que há lugar para tanta coisa naquele espaço? A meu ver só a sociedade oferece tais condições, fazendo no primeiro andar a cozinha as dispensas, sanitários para os funcionários e no rés do chão as salas,os sanitários, o refeitório, tendo um belo parque para cargas e descargas, estacionamento, lavandaria, secagem de roupas, armazéns e talvez se podesse fazer um pavilhão para espectáculos e festas. Sendo assim a sede da Sociedade Cultural Desportiva e Recriativa da Arrifana passe para a escola nova. Para a quantidade de espectáculos que são feitos hoje em dia e como eu já vi o pessoal da própria terra e até que frequentam o Árre Fana, a meio do bailo ou do disco irem para a discoteca, será que a Arrifana necessita de um espaço maior?

Anonymous said...

Quem é a deepsnoozergirl?